QUAL O LIMITE DO RESPEITO ?
RESPEITO É AMOR
Diversidade cultural, inclusão e religião
Diversidade cultural, inclusão e religião
Existem no mundo cerca de 4.200 religiões reconhecidas, porém, um estudo recente descobriu que podem haver mais, pois cada grupo étnico-linguístico existente (17.468) parece ter uma maneira diferente de conectar-se ao divino (RELIGARE - latim).
Cada grupo, certamente, possui seus costumes, tradições, histórias, livros, líderes, rituais, feriados, enfim, tudo o que constrói uma cultura, o que é perfeitamente saudável quando existe o respeito. A Discriminação é uma problema social grave que consiste em tratar as pessoas de forma desigual com base em características como : raça, gênero, orientação sexual, religião, nacionalidade, idade, status social ou deficiência.
O artigo 20 da Lei n 9.459 prevê pena de reclusão de 1 a 3 anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito religioso. A legislação também prevê punição para quem zomba outra pessoa por sua crença sendo a detenção de 1 mês a 1 ano.
É, infinitamente mais fácil, favorecer pessoas semelhantes a nós em alguns aspectos, o que implica em, automaticamente, rejeitar quem é diferente.
Frases como : "A minha religião é a verdadeira" implica em dizer que a da outra pessoa "é a falsa", e é tão grave quanto dizer " A minha raça é a verdadeira (original, pura)"
Qual será o limite, então, que separa o ato de evangelização da discriminação?
O limite é sempre o respeito do outro: você deve parar não quando você sente que o desrespeitou, mas quando ele sentir que foi desrespeitado, portanto o limite é dele e não seu.
Cuidar do que se fala e de como se fala é muito importante quando queremos praticar a inclusão.
Eclesiastes 8:6 " Porque há uma hora certa e também uma atitude adequada para responder a cada situação da vida. Entretanto, o sofrimento sobre o ser humano o faz precipitar-se"
King James Português
A energia que aplicamos para evangelizar as pessoas deve ser dosada e filtrada pela razão para somente depois transbordar em palavras.
Provérbio 13:3 " O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação"
Quando um oleiro está moldando o barro, a cerâmica, se ele aplicar muita força de uma só vez, ao invés de dar forma ao vaso acabará quebrando-o.
Lembre-se que, até mesmo quando recebemos uma boa notícia, ela não deve vir cercada de muito barulho. O barulho nos distrai, pois a princípio nos agride e assusta, então essas fortes emoções se fixam em nosso inconsciente e passamos a focar naquilo de menos importante, mas que foi que nos chamou mais atenção. A partir daí, o barulho torna-se tão alto que, mesmo que sábias, as palavras ficam inaudíveis e seu significado se perde.
Portanto, nada deve ser dito dessa forma, mesmo que seja: " Eu te amo!"
Sabemos que Deus não se utiliza de outra maneira para moldar nosso caráter que não seja através de palavras, as suas palavras.
A palavra evangelho significa "boas notícias", e evangelizar nada mais é que contar aos seus amigos "boas notícias".
E, como se faz isso da maneira correta ?
Suponha que você achou uma pedra preciosa, é uma notícia muito boa, não ? Como você contaria aos seus amigos que você achou-a e gostaria de comemorar com eles e presenteá-los?
EVANGELISMO
- Olá, amigos, gostaria de compartilhar algo com vocês, eu achei uma pedra preciosa e gostaria de presenteá-los também, vocês gostariam ?
DISCRIMINAÇÃO
- Olá, amigos, vocês são pobres, e eu acabei de achar uma pedra preciosa, então, sou mais rico que vocês, por isso, estou aqui para ajudá-los, como são miseráveis, vocês precisam do meu dinheiro, sem ele jamais conseguirão ser ricos de outra forma, por isso estou aqui.
Espero que tenham compreendido e passem a praticar mais evangelismo com seus amigos e menos discriminação, pois uma separa os amigos e a outra os une.
"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" João 13:34
RESPEITO É AMOR
Comentários
Postar um comentário