quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Orar antes e agir depois

Orar antes, agir depois

Neemias e o Rei Artaxerxes

Neemias estava na cidade de Susã quando recebeu a notícia da destruição dos muros de Jerusalém. Susã era a sede do governo Persa e ficava a 1600 Km de Jerusalém.
Imagine você que Neemias era copeiro do rei, e ele precisava da autorização do rei para viajar até a Jerusalém e cumprir o propósito que Deus havia colocado em seu coração, a reconstrução dos muros.

Neemias podia ter saído correndo de Susã até Jerusalém assim que recebeu a confirmação que Deus restauraria os muros de Jerusalém?

Podia...

Neemias fez isso ?

Não.....

Ele não agiu precipitadamente.... 
Por experiência própria digo que quando ficamos ansiosos para que aquilo que Deus nos prometeu se realize rapidamente acabamos metendo os pés pelas mãos e passando por mais tribulações do que gostaríamos!
Deus geralmente diz:  Espere. A urgência geralmente é de Satanás que quer usar nossa ansiedade para tomarmos decisões na frente de Deus...

Bom, voltando á Neemias....

Verão na Bíblia que Neemias comentou com o Rei sobre a situação de Jerusalém e o Rei percebendo a sutileza do pedido disse a Neemias :

" E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,E disse ao rei"

Vou parar por aqui a história para fazer um pouco um breve paralelo:

O que o Rei representava para Neemias ?

O Rei Artaxerxes era a autoridade máxima da Pérsia naquele período, portanto, Neemias devia submissão ao Rei.

Por que Neemias devia submissão ao Rei ? Não deveria ser a submissão a Deus em primeiro lugar ?
Será que isso está de acordo com os ensinamentos bíblicos ?
Sim irmãs, a bíblia diz que as autoridades políticas são instituídas por Deus:
Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus.
Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação.” Romanos 13:1-2

Deus constituiu as autoridades e sua palavra diz que devemos ser sujeitas a elas.
O Rei Artaxerxes era para Neemias, então a autoridade constituída por Deus na terra na Pérsia naquele período e portanto, Neemias devia sujeição, não espiritual, mas carnal ao Rei.

Sendo assim, quando vamos nos dirigir á alguém que tem autoridade sobre nós, a quem devemos nos submeter, quando iremos pedir ou tentar convencer essa pessoa de algo devemos fazer como Neemias:

Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,E disse ao rei"


Vocês sabem que " Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo” (1 Co 11.3) ".

Sendo , portanto, o homem a cabeça da mulher , as mulheres devem ser submissas aos seus maridos. O homem é quem deve exercer o comando de uma casa, essa autoridade foi dada a ele por Deus. Rebelar-se contra isso é rebelar-se contra Deus!

"Como, porém, a Igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido" (Efésios 5:22,24)

Portanto,  irmãs, vejam se concordam comigo.

Quando formos conversar com nossos maridos sobre algo que precisamos, ou algo que durante nosso casamento precisamos discutir ou pedir devemos primeiramente orar a Deus , como fez Neemias ao rei Artaxerxes....

Não devemos , assim como fez Neemias, agir precipitadamente, e sim esperar a confirmação de Deus do que ele quer que façamos ( Como Deus fez com Neemias em relação ao muro) e então orar antes de executar....

Voltando ao texto de Neemias :

Após o pedido ao Rei , Neemias disse:

"Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá."

"Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar." Neemias 2:7-8

Ele pediu Cartas para assegurar sua passagem pelas províncias no caminho e Autorização para o uso de madeiras da floresta na construção do muro.

Viram que Neemias não agiu precipitadamente?  Ele primeiro orou e depois planejou e como essa demonstração de submissão e obediência agradou a Deus , Deus  através de sua bondade fez com que o rei desse tudo o que Neemias pediu e ele partiu para Jerusalém!

"E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim" Neemias 2:8

Quando Deus tem um propósito para você e você decide amá-lo, ser obediente em seguir esse propósito e mostrar submissão ao seu marido ( Isso agrada a Deus) todas as coisas conspirarão ao teu favor.
Ele muda pessoas, ele muda situações , ele muda tudo a tua volta só para te abençoar....Ele muda o coração do Rei .


Nessa história colocamos seu marido na posição do Rei de forma ilustrativa e comparativa  , não foi ?

Então faça o mesmo com esse versículo!


Como ribeiros de águas assim é o coração do rei ( seu marido)  na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer. Provérbios 21:1